Devocional – Salmo 23:1a

“O Senhor é o meu Pastor.” Salmo 23:1

Salmo 23:1

Tem muita gente que faz essa oração e não para para refletir nas palavras. Então, vamos destrinchar esse versículo e aprender da Palavra de Deus.

1. [O] Senhor…

Só há UM Senhor, nosso Deus, nosso Pai Celestial.

Mas as vezes nós colocamos muitas outras coisas na frente de Deus que acabam se tornando “senhores” da nossa vida. Nossa família, nossos filhos, o trabalho em primeiro lugar e esquecemos que Deus quer ser [O] primeiro porque ele não divide Sua glória com mas nada e mais ninguém. Deus quer ser alvo do nosso amor. Ele não só deseja ser nosso Senhor, mas Ele deseja ser [O] Senhor das nossas vidas, Ele deseja ser nosso primeiro amor. Ele quer ser [O] único Senhor.

“Deus não só deseja ser nosso Senhor, mas Ele deseja ser [O] Senhor, Ele deseja ser [O] único.”

– Kelen Franco

2. O [SENHOR]

Deus é nosso criador, salvador, nosso Pai. Quando dizemos que Deus é nosso Senhor, há um peso diferente.

Para entender melhor isso vamos pegar o oposto da palavra senhor, que é servo. Para existir um Senhor, é preciso existir um servo. E nós somos os servos do Senhor.

Um servo existe para servir e na relação servo e Senhor, há muito respeito mútuo. O servo não pode fazer o que quiser porque ele presta contas ao seu Senhor. Assim como, o Senhor não pode humilhar seu servo, uma vez que seu servo está ali para serví-lo.

Nosso relacionamento com o Senhor é o mesmo. Somos servos dEle. Mas para que Ele SEJA Senhor das nossas vidas é preciso rendição. Nós, como servos, não podemos fazer o que quisermos porque temos um Senhor a quem prestamos contas. E, se quisermos considerar o seu senhorio, devemos nos prostrar diante dele e declarar aos quatro cantos que Ele é o Senhor das nossas vidas porque é ELE QUEM MANDA! O Senhor me pede, e eu, mesmo sem entender, confio no seu senhorio e soberania para obedecê-lo.

Sugestão: Que tal imprimir o versículo Salmo 23:1 em uma folha sulfite com uma letra bem bonita e mandar enquadrar? Pendure na parede da sala ou apoie o quadro em um móvel.

3. O Senhor [É]

Nós usamos a palavra [É] na frase, e ela está no presente.

Nós não dizemos “O Senhor foi meu pastor…”, ou “O Senhor será meu pastor”. Nós usamos o verbo SER no presente: “O Senhor é o meu pastor.

Quando Deus foi explicar ao Faraó do Egito quem Ele era, Ele mandou dizer que o nome dEle era “EU SOU”, no presente. Deus É TUDO! Ele simplesmente [É].

Quando oramos que “o Senhor [É] o nosso pastor”, isso nos mostra que Ele está conosco todos os dias.

Hoje eu oro ” O Senhor é…”, e amanhã eu vou orar “O Senhor é…” novamente… e assim por diante. Porque Ele é um Pai presente nas nossas vidas. Ele quer ser nosso Senhor e pastor todos os dias de maneira renovada pois suas misericórdias são renovadas sobre nós.

Sugestão: Você pode usar a lateral da sua bíblia para escrever uma frase memorável.

4. O Senhor é o [MEU]

Quando uma criança está brincando e outra chega para pegar seu brinquedo a primeira coisa que ela diz: É MEU! Ela faz isso porque considera o brinquedo uma extensão de quem ela é. Se a outra criança pegar seu brinquedo sem o seu consentimento, ela vai reagir porque sentirá que um pedaço dela se irá também.

Da mesma forma quando o Senhor nos considera DELE, Ele quer que nós e e Ele sejamos um. Ele quer viver em nós, habitar em nós, conviver conosco, ser parte da nossa vida, do nosso dia a dia, das nossas lutas e das nossas vitórias.

Quando dizemos o Senhor é MEU, demonstra o quanto nos relacionamos com Ele. Em que grau de relacionamento estamos com Deus? Se fôssemos dar um tempo da nossa fé, quanto tempo poderíamos sobreviver sem ela? E se ficássemos a semana inteira sem lembrar de Deus e nos lembrássemos dEle só no domingo? Não seria a mesma coisa?

Se dizemos que Deus é MEU é porque desejo que meu relacionamento com Ele seja diário. Porque Deus é MEU AR para respirar, Deus é MEU Salvador, Deus é MEU Conselheiro, Deus é MEU TUDO! Não consigo viver sem Deus na minha vida!

Então, quando dizemos que “O Senhor é MEU pastor”, eu quero que seja pessoal porque Ele se relaciona diferente comigo do que com você porque somos filhos diferentes.

Sugestão: Que tal desenhar uma paisagem na página do Salmo 23 para se lembrar do nosso devocional de hoje?

5. O Senhor é o meu [PASTOR]

Para o Senhor ser meu pastor eu preciso ser..?? Ovelha! Ou seja, “O Senhor é o meu pastor”, e eu sou a sua ovelha.

Eu tenho uma cachorrinha que se chama Pipoca. Ela é uma shitzu bem lindinha, da cor de pipoca mesmo… branca, preta e marrom.

A Pipoca precisa de cuidados. Ela precisa de comida e água. Precisa passear e fazer suas necessidades. Precisa tomar banho, brincar, ter atenção. É um bichinho de estimação que requer amor e carinho.

Se compararmos uma cachorrinha com uma ovelha, ambas precisam de cuidados. Mas se o pastor tratar a ovelha com sua prioridade, com amor e carinho, ele vai cuidar muito bem dela. Alimentá-la, podar sua pelagem, dar banho, passear… amar.

E quanto a nós? Se somos ovelhas do Senhor, é trabalho dEle cuidar de nós porque como ovelhas não sabemos cuidar de nós mesmos sozinhos. Nós precisamos de um Pastor que cuide de nós. E Ele cuida!

Na próxima terminamos a segunda parte do versículo, ok?

Deus te abençoe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s